domingo, 26 de abril de 2009

25 de Abril


A minha filha perguntou-me hoje em que ano aconteceu o 25 de Abril. Ela anda no 5º ano, e supostamente, na minha cabeça, ela deveria saber esta informação. Eu sou detentora desta informação desde os 5 anos de idade. Devido à importância da data, os meus pais nunca deixaram morrer este acontecimento e todos os anos voltavamos a falar do que tinha acontecido naqueles dias de Ditadura que culminaram no 25 de Abril. Eu própria cultivo a memória do 25 de Abril com as minhas filhas, mas estou sozinha nesse papel, percebo agora que essa data não foi suficientemente importante para que a ESCOLA explique às novas gerações a importância da data para as vivências de hoje.
Pelas notícias que vejo diariamente nos Media, percebo agora que tudo é importante relativo a esse período: dar o nome de Salazar a uma Rua de Santa Combadão, fazer um Museu a Salazar, levar os amigos do Prof. Marcelo Caetano a um programa de tv...excepto dar voz a quem viu calada a sua voz, a quem morreu e foi torturado em nome de uma liberdade que hoje alguns usam para fazer o elogio de quem calou centenas de vozes, censurou centenas de livros e atentou contra a cultura da nossa Nação.
Estou triste e, filha, o 25 de Abril aconteceu em 1974 quando a mamã tinha 5 anos.

Nenhum comentário: