sábado, 31 de maio de 2008
Tenho saudades do mar
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Pontos a favor
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Agora falemos de Fernando Pessoa...
sexta-feira, 9 de maio de 2008
LABIRINTO - Polo Norte
Ao lado tenho a porta fechada
Andar para trás não vou consentir
Não andei nada
Se entrei já não me deixam sair
E eu só queria era estar contigo
Agora já só penso em fugir
Mas não consigo
À beira do fim
É assim que eu me sinto
Perdido de ti perdido de mim
Neste labirinto
Alguém que me ouça
Neste grito que dou
E assim talvez possa saber
Para onde vou
De rosto molhado
E os olhos a brilhar
Um brilho manchado
Pelas cores deste lugar tão escuro
Sinto-me cansado
Mas não posso parar
Os olhos a arder
A boca a secar,
mas não posso parar
À beira do fim
É assim que me sinto
Perdido de ti perdido de mim
Neste labirinto
Alguém que me ouça
Neste grito que dou
E assim talvez possa saber
Para onde vou
A DANÇA - Polo Norte
DEIXA O MUNDO GIRAR - Polo Norte
Quantas vezes vais olhar para trás
Estas preso a um passado que pesou
Quantas vezes vais ser tu capaz
Fazer sair quem por engano entrou
Abre a tua porta
Não tenhas medo
Tens o mundo inteiro
A espera para entrar
De sorriso no rosto
Talvez o segredo
Alguém te quer falar
Olha em frente e diz-meAquilo que vês
Reflexos de quem conheces bem
Ouve essa voz, é a tua voz
Atenção e a razão que tens
Abre a tua porta
Não tenhas medo
Tens o mundo inteiro
A espera para entrar
De sorriso no rosto
Talvez o segredo
Alguém te quer falar
Deixa o mundo girar para o lado que quer
Não podes parar nem tens nada a perder
Estas de passagem,
Não leves a mal se te manda avançar
Talvez seja o sinal que não podes parar
Estas de passagem
Vai aonde queres
Ser quem tu quiseres
Estende a tua mão
De quem vier por bem,
Abre a tua porta
Não tenhas medo
Tens o mundo inteiro
A espera para entrar
De sorriso no rosto
Talvez o segredo
Alguém te quer falar
Deixa o mundo girar para o lado que quer
Não podes parar nem tens nada a perder
sábado, 3 de maio de 2008
COMO ELABORAR UM PORTFOLIO?
Caros colegas, com este documento pretendemos dar um humilde contributo nos processos de avaliação dos professores. Pretendemos também tentar responder à questão "Como elaborar um Portfolio?".
A) ELABORAR UM PORTFOLIO
A elaboração do portfolio é um momento de auto-avaliação e reflexão que permite desenvolver habilidades de avaliar o seu próprio trabalho e experiências pessoais. E todas as informações devem ser seguidas de análises e comentários.
O portfolio deve conter alguns elementos, como: capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão:
Capa: deve conter informações como instituição, título, nome completo do autor, local (cidade da instituição) e ano;
Folha de rosto: apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho e deve conter o nome do autor (em caixa alta), nome do professor (em caixa alta), título (em caixa alta), finalidade do portfolio, local (cidade), data (mês e ano);
Dedicatória: Folha opcional, na qual o autor dedica o seu trabalho;
Agradecimentos: é opcional, nesta folha são registrados os agradecimentos às pessoas ou instituições que colaboraram na realização do trabalho;
Sumário: é a enumeração das divisões e capítulos, na ordem que encontra-se no trabalho e com indicação da página inicial correspondente;
Introdução: é uma justificativa, onde você vai explicar o que é o trabalho, a importância dele;
Desenvolvimento: pode ser dividido em três partes: área pessoal, acadêmica e profissional.
( 1) Área Pessoal
Nesta etapa tente traçar o seu perfil. É importante descrever como é a sua vida, fale da família, dos amigos, o que gosta de fazer nos fins de semana, da sua personalidade, fatos que foram significativos e seus objectivos. Uma outra maneira de traçar o seu perfil é pedir aos seus pais e amigos para escreverem relatos ou depoimentos sobre você. É válido mencionar a realização de trabalhos voluntários em Organizações Não Governamentais - ONGs ou instituições de assistência social, pois há uma crescente preocupação por parte das organizações com programas e projectos sociais;
(2) Área Académica
É válido descrever todas as participações em eventos durante esta fase, como por exemplo congressos, seminários, cursos, pesquisas desenvolvidas e actividades académicas. Pode-se anexar avaliações de disciplinas que tenha maior grau de afinidade, pois essa variedade de avaliações indica que você tem uma visão generalista e amplo conhecimento. Lembre-se que o portfolio é um documento para desenvolver uma reflexão crítica com relação às suas próprias experiências e resultados, portanto não deve conter apenas avaliações, certificados de cursos, congressos e seminários, é necessário que relate a importância e o que acrescentou para você a participação nestas actividades;
(3) Área profissional
Nesta etapa, deve-se relatar as experiências profissionais mais significativas, o que seu trabalho trouxe de benefícios e resultados para a organização, as homenagens recebidas, certificados, prémios e promoção. Estabeleça objectivos de curto, médio e longo prazo, elabore planos de desenvolvimento e de carreira;
Conclusão: É a parte onde se devem fazer as considerações finais com relação ao portfolio e expor o que acrescentou e a importância da elaboração deste trabalho.
O portfolio é um documento dinâmico, está sempre num processo de mudanças e aperfeiçoamento, portanto deve ser actualizado com frequência
B) O que é o portfólio do professor?
Podemos dizer que o portfólio do professor é uma colecção razoavelmente pequena e criteriosamente organizada de materiais e recursos produzidos pelo professor ou em colaboração com outros, que sejam representativos:
- do seu trabalho;
- do seu estatuto profissional;
- da sua competência pedagógica;
- do seu conhecimento dos conteúdos que lecciona; de outros atributos pessoais e profissionais que contribuem para o tornar um professor único;
- Com espaço para a reflexão e auto-avaliação;
- Organizado numa pasta ou dossier ou em suporte digital.
O que é que transforma um conjunto de artefactos num portfólio? - Reflexão (para conhecer, actuar, mudar, melhorar);
- Implicação pessoal (o portefólio leva uma pessoa dentro);
- Continuidade (construído e reconstruído ao longo do tempo, “longa carta” que o professor envia a si próprio);
- Partilha (colegas, alunos, outros).
A palavra Portfolio é emprestada pelos artistas. Por exemplo: quando queremos contratar um fotógrafo e queremos conhecer a sua forma de trabalhar, este profissional mostra-nos um conjunto das suas melhores fotografias para podermos avaliar a qualidade do seu trabalho.
Aqui pede-se para fazer o mesmo relativamente às suas competências ao nível da acção educativa.
O portfólio é um instrumento de auto-avaliação e de auto-orientação que permite reconhecer e reflectir sobre competências adquiridas ao longo da sua vida (experiências formais e informais), as quais podem servir de prova física e argumento ao nível do reconhecimento institucional e profissional.
PEQUENOS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PORTFÓLIO
Inicie o seu Portfólio com construção da página de identificação, onde devem ser referidos os seus dados pessoais: nome, morada, n.º telefone, data de nascimento, nacionalidade, n.º Bilhete de Identidade ou do Cartão de Autorização de Residência. Ao escrever estes dados, poderá acrescentar uma ou mais fotografias, melhor ilustrando quem você é. Em anexo, deverá incluir ainda o seu Curriculum. Sente-se confortavelmente e pense em todas as actividades, jogos, trabalho que fez com crianças; as vezes que ficou com o seu irmão mais novo sem poder sair e ir ao cinema, as vezes que brincou com a filha da vizinha, o seu trabalho de babysiter.
Escreva tudo, organizando por datas, para nada ficar esquecido e depois procure encontrar provas que demonstrem todos esses momentos (fotografias, textos, certificados, declarações, trabalhos, experiências informais de relevo que estão relacionadas com competências de agente de acção educativa).
As provas
Deve ser o mais criativo e perfeito possível na apresentação das suas provas (por exemplo colocar datas, nomes das pessoas, assinatura de responsáveis e os seus contactos). Deixamos-lhe aqui algumas ideias:
Pode pedir, por exemplo, a um técnico que trabalhe nesta área que o observe enquanto você desenvolve uma das competências requeridas. Por exemplo, enquanto você alimenta uma criança. No final, o técnico pode realizar uma pequena avaliação, atestando as suas capacidades nessa área. Não se esqueça de pedir a assinatura e colocar a data no documento assinado.
Pode realizar uma reflexão sobre o seu desempenho com um técnico desta área para melhor avaliar as suas competências.
Poderá juntar trabalhos que realizou sobre crianças ou mesmo materiais que criou para actividades com crianças.
Pode realizar livros de registo diário das suas actividades, explicando os seus procedimentos e descrevendo os planeamentos.
Pode agrupar relatórios (por exemplo se for ama, pode pedir relatórios aos pais das crianças de quem cuidou - se os pais não souberem escrever, podem fazer pequenos relatos que você anota), certificados de formações realizadas, referências de antigos empregadores, material recolhido junto das pessoas com quem trabalhou ou junto das instituições onde trabalhou. Valido para todas as funções em educação.
Pode descrever situações que tenham a ver com a sua experiência passada, mesmo que actualmente, na sua prática diária não utilize tais competências.
Pode tirar fotografias ou realizar um pequeno vídeo enquanto desempenha uma das competências requeridas.
No final, poderá juntar ao seu Portfólio o resultado das competências realizadas na Lista de Perfis de Desempenho, na Lista de Conhecimentos e ainda do teste que realizou, imprimindo os resultados.
Seja criativo, até pode fazer um Portfólio on line, em blog ou em suporte digital.