quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Palavras de Santo Agostinho sobre a Dança


"Eu louvo a Dança, pois ela liberta as pessoas das coisas, unindo os dispersos em comunidade. Eu louvo a Dança que requer muito empenho, que fortalece a saúde, o espírito iluminado e transmite uma alma alada. Dança requer o homem libertado, ondulado no equilíbrio das coisas. Por isso eu louvo a Dança. A Dança exige o homem todo ancorado em seu centro para que não se torne, pelos desejos desregrados, possesso de pessoas e coisas, e arranca-o da demonia de viver trancado em si mesmo. Ó homem, aprende a Dançar! Caso contrário, os anjos não saberão o que fazer contigo."
Santo Agostinho

2 comentários:

Anônimo disse...

E aparentemente também disse outras coisas igualmente brilhantes como: "É impossível que haja habitantes do outro lado da Terra, já que nada é dito a esse respeito nas Escrituras sobre os descendentes de Adão." ou "Não consigo ver que utilidade a mulher tem para o homem, tirando a função de ter filhos"????
Tens mesmo a certeza que não foi o São Sebastião que disse isso :-D

Anabela Morte disse...

Acabou de provar que as pessoas dizem coisas o mais disparatadas a longo da vida, reafirmando ou mudando de opinião conforme os contextos ou a experiência que vão adquirindo. Existem pessoas que deixam no tempo as suas ideias, boas ou más, há leitores para ambas.Há outras pessoas que acham que as suas ideias não têm interesse embora possa haver quem discorde e outras que acham que ninguém passa sem as suas opiniões brilhantes. Há espaço para todos no meu humilde blog. Todos temos os nossos momentos em que somos infelizes nas nossas afirmações. A ignorância pode justificar muita coisa. Como sou otimista, penso que o Santo Agostinho, se tivesse entre nós hoje em dia já não teria "aquelas ideias" que mencionou, existe a net e ele poderia facilmente ver como estava errado. As suas concepções sobre a dança, são sim merecedoras de referência, as outras omiti-as, por não as considerar dignas de menção.

Aqui fica bem então uma referencia às antigas Escrituras: "quem nunca errou que atire a 1a pedra..."